02/01/2012

O que é en dehors??

Uma das coisas que preocupam um estudante de Ballet em seu caminho para melhorar sua técnica e suas habilidades, sem dúvida é o en dehors. A preocupação é justificada: o en dehors comanda os movimentos no Ballet, sem falar que não é muito bonito ver um bailarino não fechar uma quinta direito. No entanto, antes de ficarem desesperados, saibam que um en dehors de 180 graus não é necessário para se fazer Ballet. E mais: ter um en dehors escandaloso não é suficiente para se criar um bailarino. É muito mais bonito ver alguém com en dehors razoável, mas que executa os passos de forma limpa e tem expressividade do que alguém com en dehors digno do Bolshoi, mas que é incapaz de esticar os pés, não termina os movimentos direito ou dança com cara de parede.


pernas em en dehors: perna de base, e a perna trabalhada,
joelhos para fora. 

 
Em qualquer parte do mundo, em qualquer companhia ou escola de ballet clássico desejo de TODO bailarino chama-se trabalho de en dehors, ou trabalhar a rotação externa das pernas. Traduzido do francês, en dehors significa fora, e seu oposto en dedans significa dentro.

(Abrasileirado falamos: “andêó” e “andedans”)

1- primeira posição 2- pliê  3- demi-pliê
características do en dehors:
1) O grau de rotação externa na articulação femoral é determinado primeiramente pela estrutura óssea, e depois pelas características dos ligamentos articulares. O en dehors normal do ser humano é de 40 a 50 graus em cada uma das articulações femorais, o que soma um ângulo de 80 a 100 graus. Nos pés de um bailarino na 1ª posição, chega a atingir 180º.

2) As características femorais responsáveis pela maior ou menor amplitude deste movimento são o tamanho do colo do fêmur, o tamanho entre o colo e o corpo e o tamanho do ângulo de anteversão (a inclinação do quadril para a frente).

3) Existem muitas considerações sobre a anteversão femoral e o que quase todas elas dizem é que as alterações na angulação ocorrem desde o nascimento até os oito anos, estando o processo praticamente completo aos 10 anos e completamente definido aos 16. Isso quer dizer que o en dehors não pode ser significativamente alterado entre os 8 e 10 anos, mas que alguma melhora pode ser obtida pelo alongamento de estruturas articulares, às custas de microscópicas rupturas das fibras dos ligamentos articulares que não são elásticas. O que notamos com a prática do ballet, porém, é que muitas vezes se consegue uma melhora do grau do en dehors através do fortalecimento progressivo da musculatura responsável.

4) Durante muitos anos, se acreditava que o glúteo fosse o músculo responsável pelo en dehors. Isso gerou deformações no traçado da coluna vertebral, glúteos volumosos, coxas e quadris grandes e tensos. Ao observarmos fotos de bailarinas do passado, podemos notar que elas possuíam coxas grossas e nádegas avantajadas. Depois, aprendeu-se que seis pares de músculos localizados na quadril (os pelvitrocanterianos) são, na verdade, os responsáveis pelo en dehors.

5) Essa descoberta trouxe aos bailarinos um novo problema - como não é o glúteo que faz o en dehors, para que apertá-lo? Rodam-se as coxas para fora e pronto! Atenção! Isso gera hipertonia muscular principalmente no quadríceps (músculos da frente da coxa) e na região lombar, perda de elasticidade nos músculos hipertônicos e falta de tonicidade nos adutores. Ou seja, o bailarino passou a ter as musculaturas de fora da perna rígidas e as de dentro da coxa flácidas.

Agora vamos entender e rever como esta postura foi " criada" :
En derohs

No século XVII, o centro de expansão do ballet deslocou-se da Itália para a França, e foi no reinado de Luís XIV que grandes mudanças ocorreram, impondo novas características técnicas.Lulli, um dos bailarinos e músicos italianos trazidos para a França, tornou-se diretor da Academia Real de Música e Dança e conseguiu que em 1673 os ballets fossem apresentados no Palais Royal. Com o fato de ser encenado num palco elevado, com os espectadores situados todos na mesma face (diferente dos espaços cênicos anteriores em forma de arena), surgiu a necessidade de que os bailarinos estivessem sempre de frente para o público, mesmo quando se deslocavam de um lado para outro, pois as rígidas regras de etiqueta da época impediam que eles dessem as costas ou mesmo ficassem de lado para a nobre platéia. A solução para isso foi a rotação externa dos quadris, com os joelhos e a ponta dos pés sempre virados para fora.







Tentei fazer um vídeo explicando alguns movimentos no en derohs, mais saiu de cabeça pra baixo não consigo virar nem editar o vídeo..então dei um jeito de explicar um pouquinho por fotos: 

1ª foto: Joelhos em en dedans - para dentro
2ª foto: primeira posição, calcanhar ,panturrilha, coxa unidos. Joelhos em en derohs - para fora, 180°graus.
3ªfoto: perna de base errada (perna de base = perna que sustenta o corpo,apoia), a perna de base está em en dedans, as duas devem estar em en derohs.
4ªfoto: a perna de base está certa, mais a perna trabalha está com o joelho apontando para frente = en dedans.
5ª foto: pernas certas, as duas em en dehors.
6ªfoto: joelhos em en deros -para fora = certo!

Espero que tenham gostado, é uma matéria muito importante meesmooo!! Se você não sabia, ou ainda não tinha se ligado muito agora é a hora de consertar os vícios e colocar em pratica o certo! Comentem, perguntem, deem sugestões pois sei que não estou falando com as paredes viu, falar nisso obrigada pelas visitas hoje o blog faz 5 dias e já tive 100 visitas..hihihi..voltem sempre! bjos,

Talita

4 comentários:

  1. adorei!!
    item 5 importantíssimo!
    adoro a história do ballet, coitados dos bailarinos sempre de frente pro publico, se bem que faz sentido ne...
    e nao sabia que en dehors era toda essa postura, na minha concepçao en dehors era só a curvinha do pé bem feita, tipo "nao desleixar" o pé... muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. that's great oh my GOD q isto amo ballet e estudo ele tds os dias de minha vida parabens a tds os proofs e dançarinos q se dedicam a esta arte nao faço ballet mais fotografo seus movimentos ............

    this is a good job you see


    see you around

    ResponderExcluir
  3. Rotação Coxo-femural, isso sim é importante!!!! Excelente post!!!!

    ResponderExcluir
  4. mas de vez de enquanto as barlarinas ficam de costas para o publico!como me esplica isso? e olha que sou barlarina!

    ResponderExcluir