05/01/2012

Ballet de repertório I - Don Quixote

Amanda Gomes como cupido de Don Quixote
Ah como eu estava ansiosa pra falar deste assunto, pois amooo ballets de repertório..como cada um tem sua historia não vai dar pra eu falar de todos em um só post então vou dividir em etapas. Vou escolher de 8 a 10 ballets pra publicar a historia, fotos etc. Então resolvi começar pelos meus preferidos, mais se vocês gostam de algum em especial e quiser sugerir, eu aceito! Os meus top 5 são: Don Quixote, O Lago dos cisnes, Paquita, O quebra nozes, La Fille Mal Gardée, e..La bayadere..ah sim foram 6, mais é que antes de dançar La bayadere eu não era muito fã, mais eu gostei o repertório dele, vibrante, adorei. Então por favor, considerem.. então, vamos começar a matéria: O que é Ballet de repertório??
-


O que é Ballet de repertório??



Ballet de repertório é o tipo de ballet que contém uma história dentro dele, que precisa contar com um número razoável de bailarinos e coreografias para ser executado. É um conjunto de coreografias querendo contar uma história. Tem um conjunto de passos que deve ser seguido, minuciosamente (apesar de às vezes, o coreógrafo fazer adaptações, que devem sempre ser citadas). Os mais conhecidos são O Quebra Nozes, O Lago dos Cisnes, Giselle, Copéllia, Pássaro de Fogo, Esmeralda, Dom Quixote, etc.
Os ballets de repertório contam uma história usando a dança, a música e a mímica. Foram montados e encenados durante o século XIX, e até hoje são remontados com as mesmas músicas e suas coreografias de origem, baseados no estilo da escola que vai apresentá-lo. Seguem tradicionalmente sua criação. No palco se apresentam os grandes bailarinos, o corpo de baiobs.:normalmente as sequencias de passos não podem ser mudados.Exemplo: se a cena 1, tem um adagio, não se pode retirar para colocar um alegro.
São obras montadas antes do século XX que são patrimônio da Humanidade.
-
Hoje escolhi para começar a matéria o Ballet de repertório Don Quixote!
-
Ballet de repertório I - Don Quixote
Natalia Osipova como Kitri



História 
Na praça do mercado, em Barcelona, Quitéria (Kitri) está sendo forçada por seu pai a aceitar a corte do rico comerciante Gamanche, que deseja se casar com ela.
A moça, apaixonada pelo barbeiro Basílio, reluta insistentemente. Dom Quixote chega à praça e presencia a cena, logo vendo em Quitéria a alucinação de Dulcinéia, a mulher de seus sonhos.

Svetlana Zakharova

D. Quixote desafia Gamanche para um duelo, sendo expulso da cidade. Basílio, por sua vez, desesperado ante a perspectiva do casamento de Kitri com Gamanche, finge estar se suicidando, e pede ao pai da moça que lhe satisfaça um último desejo, concedendo-lhe a mão de Quitéria em casamento. O pai cede, e para o seu espanto, Basílio se levanta radiante de saúde e felicidade, para abraçar a amada.
D. Quixote, expulso da cidade, acampa à beira dos moinhos, onde encontra o rei dos ciganos, que organiza uma festa para ele. O velho bebe demais e acaba vítima de suas fantasias, pois ataca carroças de marionetes e os moinhos de vento, julgando estar em batalha com gigantes inimigos.
Ao final da batalha, o velho dorme, e sonha com os jardins de Dulcinéia, povoados por seres fantásticos. Um duque que passava por ali acorda o fidalgo e convida-o a pousar em seu castelo. Lá, numa festa em homenagem ao cavaleiro, seu amigo Carrasco simula com ele uma batalha, convencendo-o ao final de abandonar as ilusões e voltar a viver na realidade.
Enquanto isso, na praça de Sevilha, o casamento de Quitéria e Basílio é celebrado.

A montagem do ballet
          A mais famosa e duradoura versão deste ballet foi criada pelo coreógrafo Marius Petipa e o compositor Léon Minkus, para o Bolshoi. A estréia ocorreu em 26 de outubro de 1869, tendo como bailarinos principais Wilhelm Vanner (Dom Quixote), Anna Sobeshchanskaya (Kitri), Sergei Sokilov (Basílio), Polina Karpakova (Dulcinéia), Vassily Geltser (Sancho Pança), Leon Espinosa (Harlequin), Dmitri Kuznetsov (Gamache).
    
        Inúmeras foram as tentativas de adaptar a obra literária “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, para o ballet, no entanto a primeira a prosperar, obtendo estrondoso sucesso foi a de Marius Petipa, para o ballet Bolshoi, em 1869.
    
       A adaptação de Petipa foi revestida de irreverência, sem grandes preocupações em seguir à risca a obra literária, tomando-a apenas como base para o desenvolvimento de um entusiástico e virtuoso ballet com tema espanhol.
   
        Petipa foi responsável pela coreografia e ainda, pelo libreto do ballet Dom Quixote, colocando como tema central o romance de Kitri e Basílio. Já a música ficou a encargo de Leon Minkus, surgindo apoteótica e ao mesmo tempo sutil em alguns momentos, no entanto, seu trabalho sempre foi criticado, por não conter a beleza e profundidade características da música espanhola, por outro lado, não resta dúvida que foi determinante para  o completo sucesso e popularização deste ballet.
   
Marcus Vinicius e Amanda Gomes - Bolshoi Brasil
       O ballet foi dividido em quatro atos e cinco cenas, sendo inseridas variações de alta exigibilidade técnica e expressiva, capazes de não apenas prender a atenção do público, mas de deixá-lo extasiado, exemplo disso é o grand pas de deux do quarto ato que, por seu virtuosismo, ganhou vida própria, sendo apresentado separadamente sem prejuízo algum.
    
      Baseado no trabalho de Petipa diversas outras aclamadas versões foram produzidas, com algumas variações, que são naturais, de acordo com seu autor.
-
Ai vai uma pequena mostra, o solo Kitri, parte característica do ballet com a Bailarina Svetlana Zakharova (dizem ser a melhor do mundo), maravilhosa..

Eu particularmente amo este ballet, ele é gracioso, impactante , tem vibração, é alegre, e os repertórios são lindos, amo repertórios assim, mais vibrantes! Eu dancei a primeira vez quando eu tinha 11 anos, foi no ano em que eu entrei na ponta, fui um dos cupidos da parte do clássico. E espero até hoje a oportunidade de dançar uma segunda vez..estou convencendo a mestra Ritinha pra que ela monte este ano! Rsrs.Espero que tenham gostado, e vocês, qual o ballet que mais gostam? Deixe seu comentário!
O próximo será sobre "O Lago dos cisnes" lindo,simplesmente..meu sonho dançar! Então aguardem até amanhã viu!
Bjoks,
Talita







3 comentários:

  1. Simplesmente eu amoooooo a dança. Mas a minha paixão mesmo são os ballets de repertório. Eles são lindossss!! E principalmente que eu tive a oportunidade de assistir ao Bolshoi Brasil em Giselle com a participação de dois bailarinos russos ao vivo, me apaixonei de vez!!!
    Quando me refiro ao Ballet Don Quixote aos meus alunos e amigos, eu digo: O melhor ballet do mundo!!! Pois ele é um ballet perfeito do ínicio ao fim!! Vibrante, com muita energia e a parte branca (clássico) não é nenhum pouco chata. Tudo é muito lindo. Já tive a oportunidade de encarnar Kitri várias vezes, mas esse é um ballet que nunca cansarei de dançar. Amo o ballet Don Quixote!!

    ResponderExcluir
  2. don quixote é o melhor!

    ResponderExcluir
  3. eu amo o ballet de repertório o quebre nozes pois meu primeiro ano que começei a dançar ballet dancei ele no final do ano de 2011 eu fui uns dos soldadinhos
    nesse ano 2012 eu vou dançar o ballet de repertório don quixote então eu mudei, começei amar don quixote a historia dele e muito legal e as roupas são lindas e tambem e muito elegante e sensual dançar com leques. EU AMOO MUITOO O BALLET DE REPERTORIO DON QUIXOTE.

    ResponderExcluir