13/01/2012

Ballet de repertório IV - O Quebra nozes

Oi pessoal! Como vão vocês? Passei esse tempinho sem atualizar pois estava ocupada com outras coisas, porém hoje estou aqui continuando a matéria sobre os ballets de repertório! O 4º  escolhido foi "O Quebra nozes", é um ballet alegre, não diria que ele é dramático, usa bastante mimica, e é fácil de entende-lo, tem técnica, mais não é um ballet tão difícil de montar, já dancei inúmeras vezes..e este ano é o meu primeiro ano que irei montar um ballet de repertório e escolhi este parar começar! Adoro a história, o repertório, e tenho segurança em monta-lo, isso é o mais importante..pois não adianta eu querer montar um lago dos cisnes sendo que não tenho sequer uma aluna com capacidade para tal. Na hora de escolher um ballet, temos quer ser realistas, afinal quem vai passar vergonha é você (professor) e suas alunas.Ai vocês me perguntam.. por que irei montar o quebra nozes? Porque tenho muitas alunas crianças, poucas adolescentes, e tenho alunas adultas (para fazer a parte da festa) maioria vai esta fazendo seu 3° ano de ballet comigo.. estão em um nível que da pra montar então, tudo certo! boa sorte pra mim! hehehe.e paciência..! Chega de conversa, e vamos a matéria de hoje! Ah pessoal, outra coisinha, se não for pedir demais, compartilhem no facebook a matéria ou o blog! hihih..bjoss! Talita

-

Ballet de repertório IV - "O Quebra Nozes"

Clara e o quebra nozes

Escrito em São Petersburgo e         apresentado a 18 de Dezembro de 1892, o balé em dois atos, com coreografia original de Marius Petipa (1818-1910), contém uma das músicas mais conhecidas de Tchaikowsky. Entretanto, o compositor relutou em aceitar o trabalho e o considerou muito inferior a Bela Adormecida.

Embora as suítes de balé sejam realizadas depois da peça pronta, a do Quebra Nozes foi elaborada ao mesmo tempo da composição da obra, e sua execução teve lugar bem antes da apresentação do Balé, a 7 de Março de 1892, sob a regência do próprio autor.
O ballet está dividido em dois atos com durações mais ou menos equivalentes, compreendendo um total de quinze partes dançadas, precedidas de uma abertura.


Flocos de Neve
 Nesta primeira parte, a abertura, uma miniatura, é de orquestração reduzida, no mínimo diferente, quase uma brincadeira, produto de um mestre da orquestração. Nas cordas, somente violas e violinos com duas flautas, pares de oboés, clarinetes, fagotes, trompas e triângulo, o suficiente para se estabelecer, desde o início, o ambiente de conto de fadas através de sua cintilante leveza. Maravilhosas e pequenas passagens em forma de cadencia na flauta e no clarinete, os pizzicatos dos violinos e a impressionante linha do baixo exposta pelas violas, pontuado pelo triângulo, passam uma impressão de espontaneidade franca e cordial.

Fada açucarada


Baseado num conto infantil de E.T.A. Hoffmann, a festa de Natal passa-se na casa da família Stahlbaum. Como todo o mundo, na noite de Natal as pessoas se reúnem para comemorar a data. Na sala de Clara uma enorme árvore de Natal ricamente decorada e iluminada. Seu irmão Fritz e as crianças se divertem, enquanto que seus pais recebem os convidados. Entre os convidados, seu padrinho Drosselmeyer, que era adorado por todas as crianças, que ao vê-lo largam seus brinquedos e diversões e correm ao encontro do ilustre convidado, pois ele traz consigo diversos presentes. Brincando com as crianças, o padrinho oferece repolhos, maçãs e outras frutas e legumes, como se esses fossem os reais brinquedos, o que desapontou todas as crianças, logo trocando-os por uma farda, um cavalo de pau, uma espada para Fritz, uma boneca e uma sapatilha de ballet para Clara.

Depois de algumas danças, o senhor Drosselmeyer, preparou um teatrinho de bonecos, pelo qual foi muito aplaudido. Depois de tanta diversão, chega o momento das despedidas, e apesar das reclamações das crianças que queriam se divertir mais, a hora de dormir havia chegado. Os convidados agradecidos pela noite espetacular, vão se despedindo um a um. Mas Clara recebe um novo brinquedo antes de dormir, um boneco Quebra-Nozes em forma de soldadinho, Fritz enciumado pelo novo presente recebido de Clara, o quebra e seus pais de castigo os mandam dormir. O senhor Drosselmeyer comovido, conserta o boneco entregando-o a Clara que o coloca embaixo da árvore de Natal que só fica com a iluminação da decoração ligada.




Clara não consegue dormir pensando na movimentação da festa, nas brincadeiras, nos presentes e depois que todos já estão dormindo, Clara volta para a sala sem fazer muito barulho, e com o objetivo de ver seu boneco quebra-nozes. Quando se aproxima para pagá-lo, sente que há algo diferente na sala; tudo parece um sonho, quando o relógio bate as badaladas da meia noite, aparece seu padrinho - o senhor Drosselmeyer - como se fosse um mágico, transformando a árvore e a sala, dando ao quebra-nozes o tamanho real de um homem.
De repente, surge no chão um grupo de ratos e Clara, surpresa e assustada, pula em cima de uma cadeira da onde assiste uma verdadeira batalha entre os ratos liderados pelo seu rei e os soldadinhos de chumbo de Fritz liderados pelo Quebra-Nozes. Os ratos, mais numerosos, estavam ganhando a luta e quando o rei, aproveitando uma queda do boneco aproxima-se para matá-lo, Clara sai de onde está e atira sua sapatilha de ballet em cima dele. Surpreendidos por este ataque, os animais ficam confusos e começam a se retirar, dando a vitória aos soldados.
Reconhecendo o ato de coragem de Clara, como prêmio, seu padrinho transforma o boneco quebra-nozes em um lindo príncipe, que, em agradecimento por ela ter salvado sua vida, oferece-lhe uma grande viagem encantada.
As bolas da árvore de Natal começam a se transformar em flocos de neve, o chão e o teto da sala desaparecem e Clara se vê no País da Neve, cheio de árvores cobertas de pingos de gelo. É anunciada a chegada da Rainha das Neves que vem com suas damas e pajens receber os visitantes ao som de uma linda valsa. Clara está encantada e, com sua varinha mágica, a rainha faz aparecer um trenó que desliza por um rio congelado, levando a menina e o príncipe para outro lugar: o País dos Doces. Lá os espera, em um castelo, a Fada Açucarada sentada em seu trono feito de doces de todos os tipos. Ela escuta do príncipe a história de coragem de Clara quando salvou sua vida e, para premiá-la mais uma vez, a fada prepara uma grande festa onde ela poderia comer todos os chocolates de que tanto gostava. Os doces se apresentam dançando aos convidados e logo é anunciada a Valsa das Flores, em homenagem ao príncipe que se levanta para escolher seu par. Clara pensa que ele vai dançar com a Fada Açucarada, não só em agradecimento pela festa, como também por ela ser uma excelente bailarina, mas o príncipe a convida e os dois saem dançando, formando um belo par. A fada também participa da valsa dançando com o casal por alguns momentos.
No final da música, Clara começa a se sentir sonolenta e tem a sensação de estar mergulhando num macio mar de mel que se fecha sobre a sua cabeça, fazendo com que tudo fosse desaparecendo.
De manhã os pais de Clara se assustam ao não encontrá-la na cama. Descem preocupados ao salão e lá a encontram dormindo embaixo da árvore de Natal, junto com o Quebra-nozes como se estivesse sonhando o mais lindo dos sonhos.

-

Agora, um vídeo que vejo quase todos os dias e to pensando sériamente em treiná-lo esse ano para apresentar. Haja treino.. mas é um repertório lindo.. bailarinos deste vídeo Luana Correa e Gustavo Carvalho (feras brasileiras):



Esses developês dela..aiaiai! É pra matar qualquer uma mesmo.. !


bjka, até mais!
      

Um comentário:

  1. Um belo ballet mas meu preferido é Giselle, estou esperado pelo post deste. bjs, muito boa as informações.

    ResponderExcluir