04/01/2012

A História do Ballet

Boa tardee! Hoje falaremos sobre a história do ballet..não é muito difícil achar bailarinas que não sabem da história dessa arte, esporte que tanto amam. Então prestem atenção, leiam e quando alguém perguntar..vocês saberão responder! ;)  Vejam só..


História do Ballet

Balé (do francês Ballet) é o nome dado a um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na InglaterraRússia e França como uma forma de dança de concerto. As primeiras apresentações diante da plateia eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança. Elas são realizadas principalmente com o acompanhamento de música clássica.

O ballet surgiu no século XV, durante a Renascença, nas cortes italianas, embora o seu desenvolvimento tenha sido maior nas cortes francesas, no século XVII, durante o reinado de Luís XIV, fato que refletiu diretamente no vocabulário do balé. Apesar das grandes reformas de Noverre no século XVIII, o balé entrou em declínio na França depois de 1830. Entretanto ele continuou a ser aperfeiçoado na Dinamarca, Itália e Rússia.
Às vésperas da Primeira Guerra Mundial este gênero de dança foi reintroduzido na Europa Ocidental por uma empresa russa: a Ballets Russes de Sergei Diaghilev, que veio a ser influente em todo o mundo. A companhia de Diaghilev se tornou o destino de muitos dos bailarinos russos treinados que fugiam da fome e da agitação que se seguiu à revolução bolchevique. Estes bailarinos trouxeram muitas das inovações coreográficas e estilísticas que tinha florescido com os czares de volta ao seu lugar de origem.
No século XX, o ballet continuou a se desenvolver e teve uma forte influência sobre a dança de concerto. Por exemplo, nos Estados Unidos, o coreógrafo George Balanchine desenvolveu o que hoje é conhecido como balé neoclássico. Os desenvolvimentos posteriores mais conhecidos incluem balé contemporâneo e balé pós-estrutural, visto no trabalho de William Forsythe, na Alemanha.

A conotação “clássico” do Ballet Clássico, ou Dança Clássica, surgiu numa época em que o ballet desenvolvido na Rússia  e na Itália buscavam se superar na complexidade de suas técnicas, exigindo o máximo de seus bailarinos e bailarinas em suas performances. Isto propiciou uma grande evolução nesta arte. Um exemplo deste aprimoramento são os 32 fouettés da bailarina Pierina Legnani em 'O Lago dos Cisnes'.


Esses ballets também se preocupavam em contar histórias que se transformaram basicamente em contos de fadas. Nestes Ballets procura-se sempre incorporar seqüências complicadas de passos, giros e movimentos que se adaptem com a história e façam um conjunto perfeito. No Ballet Clássico a roupa mais comumente usada eram os tutus pratos, aquelas sainhas finas de tule, marca característica da bailarina, pois permitiam que as pernas da bailarina fossem vistas e assim ficasse mais fácil verificar se os passos estavam sendo executados corretamente. Como exemplos de Ballets Clássicos temos o já citado 'O Lago dos Cisnes' e 'A Bela Adormecida'.

As primeiras sapatilhas de balé tinham as pontas terrivelmente pesadas para permitir que a bailarina ficasse na ponta dos pés facilmente e aparentasse leveza. Mais tarde ela foi convertida na atual constituição, onde uma “caixa” abriga a ponta dos pés da bailarina e lhe dá suporte para manter o equilíbrio.

-
E ai, o que acharam? resolvi deixar o post menor, mais creio ai tenha as informações mais importantes e curiosas. No próximo post falarei sobre o que é ballet de repertório, muita gente ouve falar, dança mais não sabe o que é..então mais uma vez vamos esclarecer , o que é, quais são.. a historia dos mais dançados, vai ser bem legal. Se der, atualizo amanhã! E ah, se quiserem saber mais sobre a historia do ballet, pesquisem, tem livros ótimos também que falam sobre, um outro dia indicarei livros muito bons sobre ballet!
Bjitos,

Talita

Nenhum comentário:

Postar um comentário