06/01/2012

Ballet de repertório II - O Lago dos cisnes

Olá pessoal, retornando a matéria sobre os ballets de repertório hoje vamos saber mais sobre o ballet "O Lago dos cisnes". É um ballet pouco dançado, é dramático, exige muita técnica, expressão, sincronia, harmonia, na minha visão é um ballet difícil de ser montado, pois exige demais da escola, grupo, e das bailarinas. Infelizmente nunca dancei, a minha mestra montou apenas uma vez e eu ainda era criancinha, mais nunca me esqueci dos repertórios, principalmente a parte do pas de quatre e da coda, essas partes é uma das que eu mais gosto de ver, a música que eu nunca esqueci e a sincronia das bailarinas, abaixo da matéria colocarei alguns vídeos pequenos pra vocês admirarem também. Chega de conversa e vamos a matéria..

-

Ballet de repertório II - O Lago dos cisnes

Música: Tchaikovsky
Coreografia: Marius Petipa (1° e 2°ato) e Lev Ivanov (3º e 4º ato)
Estréia: 1895 em São Petersburgo, Rússia


O Lago dos Cisnes é um balé em 4 atos, um dos mais populares e um verdadeiro conto de fadas. Existe a princesa, o príncipe, o bruxo, encontros, desencontros e um final feliz, onde o bem triunfa sobre o mal.
Sua primeira apresentação foi em Moscou em 1877, com coreografia de Julius Reisinger; um verdadeiro fracasso, não só pela coreografia pobre como também pela atuação da bailarina.
Sua segunda versão que permanece até hoje, teve a coreografia do 1° e 3° atos de Marius Petipa e do 2° e 4° de Lev Ivanov. Os de Petipa são vigorosos e técnicos, enquanto os de Ivanov são extremamente poéticos.


História

Príncipe Siegfried está completando 21 anos, e a Rainha-Mãe decidiu que ele deveria escolher uma noiva no baile de seu aniversário. Indiferente ao amor e às responsabilidades, ele comemora o aniversário com os amigos, e à noite, resolve sair para caçar. Ao se aproximar de um lago repleto de cisnes, o príncipe se prepara para atirar quando os cisnes se transformam em jovens princesas. Odete, a Rainha dos Cisnes, dança com Siegfried e lhe conta que ela e as outras princesas são vítimas do feiticeiro Rothbart, que as condenou a viver como cisnes durante o dia, só voltando à sua forma normal da meia-noite à aurora. Segundo ela, o encanto só se quebrará quando um jovem de coração puro lhe jurar fidelidade. O príncipe declara seu amor e convida-a para o baile do dia seguinte, onde quebrará o encantamento, escolhendo-a para ser sua noiva.


No baile, a Rainha-Mãe lhe apresenta seis princesas, mas ele se mostra indiferente a elas, esperando ansiosamente por Odete. Muitas danças são apresentadas enquanto o baile transcorre, até que um nobre chega com estrondo, que na verdade é Rothbart disfarçado com sua filha, Odile, metamorfoseada em Odete. Siegfried dança com ela pensando ser sua amada, enquanto Odete, ainda em forma de cisne, tenta inutilmente chamar a atenção dele nas janelas do palácio. O príncipe anuncia que já fez sua escolha, e só então percebe que ainda não era meia-noite e aquela não poderia ser Odete, mas era tarde demais, já havia dado sua palavra. Desesperado, Siegfried corre para o Lago, onde encontra Odete junto às amigas. Os amantes se jogam no lago, e nesse momento, a magia é quebrada e o reino de Rothbart desmorona, matando-o.


Antes de 1895, esse ballet já havia sido estreado com outra coreografia, de Julius Reisinger, em 1877. Foi um fracasso, pois a corografia deixava a desejar, assim como a atuação da primeira bailarina, Pelágia Karpakova. Por ser protegida, Karpakova podia fazer o que bem quisesse, inclusive modificar as partituras e inserir solos seus no ballet já montado. O resultado de tantas interferências foi um ballet sem seqüência ou sequer identidade, e conseqüentemente fracassado. A versão de 1895 possui coreografia de Lev Ivanov e Marius Petipa, este último tendo migrado para a Rússia fugindo do Mercantilismo e da desvalorização da arte na Europa Ocidental. Chegando na Rússia, Lev Ivanov se tornou seu assistente, mais tarde coreografando diversos Ballets que levam sua assinatura. São marcas do Lago dos Cisnes a trama totalmente irreal, construída na época do Romantismo/Realismo. A coreografia do 1º e do 3º ato, de Petipa, é extremamente vigorosa e técnica, enquanto os 2º e o 4º atos, de Ivanov, são extremamente poéticos, e por causa dessa poesia e do casamento perfeito entre coreografia e música considera-se que o aprendiz superou o mestre.

Resumindo em atos:


Ato I

No castelo realiza-se com toda a pompa o aniversário do príncipe Siegfried. A rainha oferece ao filho como presente uma balestra e pede-lhe que, no dia seguinte, escolha uma esposa entre as convidadas da festa. Quando os convidados saem do castelo, um grupo de cisnes brancos passa perto do local. Enfeitiçado pela beleza das aves, o príncipe decide caçá-las.


Ato II

O lago do bosque e as suas margens pertencem ao reino do mago Rothbart, que domina a princesa Odette e todo o seu séquito sob a forma de uma ave de rapina. Rothbart transformou Odette e as suas donzelas em cisnes, e só à noite lhes permite recuperarem a aparência humana. A princesa só poderá ser libertada por um homem que ame apenas a ela. Siegfried, louco de paixão pela princesa das cisnes, jura que será ele a quebrar o feitiço do mago.


Ato III

Na corte da Rainha aparece um nobre cavalheiro e sua filha. O príncipe julga reconhecer que a filha do nobre cavalheiro é a sua amada Odette, mas na realidade por baixo das figuras do nobre cavalheiro e a sua filha escondem-se o mago Rothbart e a feiticeira Odile. A dança com o cisne negro decide a sorte do príncipe e da sua amada Odette: enfeitiçado por Odile, Siegfried proclama que escolheu Odile como sua bela futura esposa, quebrando assim o juramento feito a Odette.


Ato IV

Os cisnes brancos tentam em vão consolar a sua princesa. Mas Odette destroçada pela decisão do príncipe, aceita a sua má sorte. Nesse momento surge o príncipe Siegfried que explica à donzela como o mago Rothbart e a feiticeira Odile o enganaram. Odette perdoa o príncipe e os dois renovam os votos de amor um pelo o outro. O mago Rothbart, impotente contra esse amor, decide se vingar dos dois e então inunda as margens do lago, Odette e as suas donzelas logo se transformam em cisnes novamente e o príncipe Siegfried, tomado pelo desespero, se afoga nas profundas e turbulentas águas do lago dos cisnes. O príncipe não sobrevive, e Odette com a dor que sente em perder o amado, morre. Uma trágica morte de amor.

-

Tentei resumir a matéria pra não deixar maior ainda..mais tudo o que tem ai é o essencial! Assisti aqui em casa ao dvd que tenho e não pude deixar de perceber que é um ballet grande, dramático, triste, mais ao mesmo tempo mesmo por não ser alegre como don quixote, o drama da historia prende você a assistir, e não, não cansa. Tem uns ballets que são cansativos, mais isso vai de opinião pra opinião e gosto pessoal. É difícil e entendo por que é dificil montar este ballet, basta assisti um pouquinho, ele vai muito alem da técnica, dançar sorrindo em uma historia feliz é muito mais fácil do que em historias assim, além disso há muitas piruetas,atittudes (atití), arabesques, developês, é um show de técnica viu..tem que ter muita segurança pra montar este ballet, pra sair limpo e bonito. 

Separei alguns vídeos das partes que mais gosto, deem uma olhada para sentir o que é este ballet e do que estou falando: 


1 - Pas de quatre - ( Vídeo das quatro bailarinas) - Esse que eu disse no começo da matéria.. que sincronia! Nunca esqueci esse repertório..acho fantástico, adoro vê-las dançar! Imagine eu criança..ficava de boca aberta vendo  elas fazendo igualzinho.












2 - Parte da Coda - Lembranças também da minha infância no ballet.. me perguntava como elas conseguiam passar tanto tempo dando esse pulinhos em arabesque, tadinha, isso não é nada em relação aos fouetés que peno hoje!!rsrs.A sincronia do final é  perfeita também..









3 - Pas de deux - Svetlana Zakharova como cisne negro, uma das minhas partes preferidas também..

















 4 - Agora esse vídeo, na primeira vez que eu vi.. pensei: ''não é possível''..mais se tá no vídeo é porque é possível sim.. Q Q ISSO viu?? Só podiam ser os chineses mesmo..e não, não faz meu tipo nenhum pouco, mais é de impressionar!
















Bom pessoal, chega por hoje.. no final das contas acho que a matéria ficou um pouco grandinha, muita coisa legal pra falar por aqui.. o próximo ballet da matéria seguinte ainda estou pensando, mais com essa enorme de hoje.. acho que vocês vão ficar um tempinho absorvendo a de hoje. Tenham todos um bom final de semana, 

beijosss..
Talita

Um comentário:

  1. adorei! li tudo e nao achei grande amg!!
    meu Deus do ceu talita pq eu nunca consigo achar video assim? eu to bege com o pa de deux chines! seu blog ta otimo continue postando mts interesses pra gente!

    ResponderExcluir