29/12/2011

Quem é Cecília Kerche?

Oi gente, tudo bem com vocês? Então, neste segundo post eu tinha váárias idéias de matéria pra postar, mais decidi começar por esta que fala de uma bailarina importantíssima, bela, admirável por todos nós que bailarinos que vivenciamos a dança, principalmente o ballet clássico, área em que Cecília Kerche atua até hoje. Se trata desta "DIVA" brasileira, muito famosa no Brasil e no mundo. Pra quem nunca ouviu falar (que eu acho ser impossível) vai conhecer e saber quem é esta fera. LEIA TUDO:
Cecília Kerche - Cisne Negro
Dançar é deslizar pelo universo individual do ser humano capacitando-o chegar ao infinito. Um talento desperto numa ingênua preocupação de correção estética - anatômica, foi o diferencial que contribuiu para a performance futura que definitivamente transformou-se na vocação de bailarina de Cecília Kerche.  Cecilia Kerche – primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, é protagonista de uma carreira de reconhecimento internacional onde musicalidade, plasticidade, sensibilidade e emoção desenham uma trajetória de sucesso. Paulista de nascimento radicada no Rio de Janeiro, teve como orientadores professores renomados como, Vera Mayer, Halina Bienarcka e o maestro de ballet Pedro Kraszcuzuk.
Cecília Kerche - Ballet Raymonda

Passou a integrar a Companhia de Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1982, cumprindo a determinação que se fez ainda no seu começo de estudo que - “um dia ocuparia o cargo de primeira bailarina do Teatro mais importante do País” - como de fato ocorreu no ano de 1985.

Cecília estrelou obras assinadas por grandes nomes da dança mundial: Natalia Makarova, Vladmir Vassiliev, Peter Wright, Yelena Pankova, Balanchine, Ronald Hindy, Ben Stevenson, Ivan Nagy, Jean Paul Comelin, Jack Carter, Olga Evreinoff, Brett Rafael, Oscar Araiz, John Cranko, Uwe Schols, Alicia Alonso, Raisa Strushkova e Derek Deane.

' A trajetória dela como bailarina sem dúvida é de se admirar, não é pra qualquer uma dançar onde ela dançou, como, e com quem. O currículo dela é muito extenso, digo, são muitos lugares, muitos eventos que ela foi convidada, muitas premiações, se eu colocar tudo aqui de uma vez só, vai ficar muito grande a matéria. Então se quiserem saber mais vou deixar o link do site dela logo abaixo do post. Eu achei uma entrevista que ela fez e achei interessante colocar, serve de inspiração pra todos, leiam: '

Linda!
Cecilia Kerche por  Luiza  Bandeira:

  • LB: Com quantos anos vc começou a dançar?  

C.K: Eu tinha oito anos quando eu comecei a estudar ballet , dançar profissionalmente,dancei por um tempo profissionalmente em SP eu devia ter uns 18 anos, depois parei porque a cia se desfez, era uma cia particular,ai prestei audição para o teatro municipal e ingressei para o teatro com 20 anos.

  • L.B: Quais foram os seus professores?

  CK: Vera Meyer,minha 1º professora, Halina Biernaka, Karen shawtz e Pedro kraszczuk que é o meu marido.
 

  •   LB: VC tem filhos?
 
  CK: infelizmente não.


  •   LB: Ballet predileto?

  CK: Gisele e La Bayadère

  •   LB: O que vai apresentar em cabo frio?
 
  CK: Corsário

  •   LB:A Alimentação,é muito rígida?

  CK:Muita fruta, vegetais,legumes,alguma carne e muito peixe.

  •   LB:Horário de ensaio,como funciona?

  CK: É praticamente o dia todo,tem todo um preparo, eu levanto praticamente as 6:30 da manha,faço fisioterapia,uma vez por semana pilates,a aula começa as 10:00hs da manha,depois ensaio até as 4:00hs da tarde.....

  •   LB: O que vc aconselha para as meninas que estão começando agora?
 
  CK: O principal de tudo é ficar fora das drogas ter muito amor a sua família, buscar apoio da família, estudar bastante, o estudo curricular e o ballet tem que ser determinante,com força de vontade e a busca de um bom professor sempre.

  •   LB:Sacrifícios,muitos e os piores?

 CK: Encontrar gente incompetente pela frente,é o pior sacrifício que se tem para um bailarino,em geral,fica muito difícil manobrar uma carreira com gente incompetente.


  •  LB:Melhor professor?

  CK: Meu marido, é o melhor de todos o melhor do mundo


  •   LB:Melhor coreógrafo?

  CK: Marius Petipa, foi um gênio,já foi escrito tudo através dele, depois outros gênios,John Cranko, Kenneth Macmillan.......

  •   LB: VC tem pretensão de montar alguma escola de dança?

  CK: Não nenhuma, eu quero continuar minha carreira como interprete de Ballet ou como ensaiadora desse Corpo de Baile que eu amo tanto.

  •   LB: Qual é a sua posição no teatro atualmente?

  CK: Tem 24 anos que eu sou 1º bailarina.

  •   LB: Vc tem alguma viagem marcada para fora do país, tem viajado muito?

 CK: eu tive no méxico,Argentina,Venezuela, Rússia agora a 2 meses atrás dançando o Lago do Cisne da makarova e agora esses festivais nacionais que eu procuro prestigiar ao máximo,porque essas pessoas que movem esses festivais são pessoas com grande valor altruísta mesmo porque eles não visam o dinheiro.


  •  LB: frase importante,algo que vc queira falar ?

CK: Você é responsável pelo que vc conquista, cuide muito bem desse amor conquistado, não importa quem seja o que seja,mais cuide muito bem desse amor conquistado porque vc é responsável por ele.

' Essa foi uma entrevista  que ela concedeu em 2009, para uma Luiza Bandeira, alguém ainda tem dúvida da capacidade dela?Eu não! E ahh! Este ano que estive em Joinville nós a vimos algumas noites, pois ela é jurada  na categoria de ballet clássico, e um dia que estávamos fazendo aula, ela estava na sala ao lado ai fomos lá tirar uma fotinha, bancar de tietes..pudera ein! Chegamos lá, e ela estava conversando com outro professor, quando ela terminou nós pedimos pra tirar uma foto, ela aceitou, e que corpo é aquele viu!? Pra quem tem hoje 51 anos, quem dera eu ter um corpo daquele nessa idade! hahaha!Mais me enganei, achei que ela fosse mais alta que nós..e não..ela é do nosso tamanhin..rsrs. Mais e a foto? Bom, a foto esta ai..acabou que nenhuma de nós gostamos, "ah, fiquei gorda", "ah, meu braço", e isso e aquilo..hahaha..mais ficamos com vergonha de pedir outra, dá licença..ai é querer abusar..hahahha..'

Rita, Cecília, Edcléia e eu

Pra terminar, ano passado foi lançado uma fotobiografia de Cecília Kerche.Com textos de Felipe Branco e mais de 150 fotos. Vi este livro a venda em Joinville, folhei um pouco e é belíssimo, pretendo comprar quando tiver a oportunidade! Aqui em RO é bem difícil achar nas livrarias, quer dizer, impossível ainda. 

Cecília Kerche - Vida e palco
É isso, espero que tenham gostado do post, e tenham absorvido as informações, pra você que vive no meio da dança é seu dever saber quem é esta bailarina viu! 

Até a próxima,

Talita



5 comentários:

  1. muinto interessante agora a senhora pode perguntar se sei quem eh ela UHSUHSAUHSAH *-*

    ResponderExcluir
  2. muito bom amg!
    quando vi seu post sobre a Kerche lembrei de meu pai falando de um bailarino que fazia maior sucesso na epoca dele... por isso vim aqui sugerir que um dia vc faça um post que diga sobre aqueles bailarinos das decadas e até séculos passados, que foram a raiz do nosso ballet, eu adoraria conhecer mais sobre eles, principalmente os russos e os franceses!! beijos! Dândara

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sugestão amiga, pode deixar que em breve postarei sim!! =D Volte sempre viu! hehehe

    Feliz ano novoo, bjoos

    ResponderExcluir
  4. Que legal.. Também estive no Festival de dança de joinville este ano 2018, esse ano a Ana Botafogo esteve lá fiquei sabendo que ela deu uma passada em algumas turmas do curso, mas infelizmente não foi no horario do meu curso. Em 2016 a Cecília esteve lá, mas só a vi de longe. Gostei do Post. Quem sabe a gente não se encontra no próximo Festival de Dança de Joinville. bjs

    ResponderExcluir