Olá pessoal, retornando a matéria sobre os ballets de repertório hoje vamos saber mais sobre o ballet "O Lago dos cisnes". É um ballet pouco dançado, é dramático, exige muita técnica, expressão, sincronia, harmonia, na minha visão é um ballet difícil de ser montado, pois exige demais da escola, grupo, e das bailarinas. Infelizmente nunca dancei, a minha mestra montou apenas uma vez e eu ainda era criancinha, mais nunca me esqueci dos repertórios, principalmente a parte do pas de quatre e da coda, essas partes é uma das que eu mais gosto de ver, a música que eu nunca esqueci e a sincronia das bailarinas, abaixo da matéria colocarei alguns vídeos pequenos pra vocês admirarem também. Chega de conversa e vamos a matéria..
-
Ballet de repertório II - O Lago dos cisnes
Música: Tchaikovsky
Coreografia: Marius Petipa (1° e 2°ato) e Lev Ivanov (3º e 4º ato)
Estréia: 1895 em São Petersburgo, Rússia
Coreografia: Marius Petipa (1° e 2°ato) e Lev Ivanov (3º e 4º ato)
Estréia: 1895 em São Petersburgo, Rússia
O Lago dos Cisnes é um balé em 4 atos, um dos mais populares e um verdadeiro conto de fadas. Existe a princesa, o príncipe, o bruxo, encontros, desencontros e um final feliz, onde o bem triunfa sobre o mal.
Sua primeira apresentação foi em Moscou em 1877, com coreografia de Julius Reisinger; um verdadeiro fracasso, não só pela coreografia pobre como também pela atuação da bailarina.
Sua segunda versão que permanece até hoje, teve a coreografia do 1° e 3° atos de Marius Petipa e do 2° e 4° de Lev Ivanov. Os de Petipa são vigorosos e técnicos, enquanto os de Ivanov são extremamente poéticos.
História
Príncipe Siegfried está completando 21 anos, e a Rainha-Mãe decidiu que ele deveria escolher uma noiva no baile de seu aniversário. Indiferente ao amor e às responsabilidades, ele comemora o aniversário com os amigos, e à noite, resolve sair para caçar. Ao se aproximar de um lago repleto de cisnes, o príncipe se prepara para atirar quando os cisnes se transformam em jovens princesas. Odete, a Rainha dos Cisnes, dança com Siegfried e lhe conta que ela e as outras princesas são vítimas do feiticeiro Rothbart, que as condenou a viver como cisnes durante o dia, só voltando à sua forma normal da meia-noite à aurora. Segundo ela, o encanto só se quebrará quando um jovem de coração puro lhe jurar fidelidade. O príncipe declara seu amor e convida-a para o baile do dia seguinte, onde quebrará o encantamento, escolhendo-a para ser sua noiva.
No baile, a Rainha-Mãe lhe apresenta seis princesas, mas ele se mostra indiferente a elas, esperando ansiosamente por Odete. Muitas danças são apresentadas enquanto o baile transcorre, até que um nobre chega com estrondo, que na verdade é Rothbart disfarçado com sua filha, Odile, metamorfoseada em Odete. Siegfried dança com ela pensando ser sua amada, enquanto Odete, ainda em forma de cisne, tenta inutilmente chamar a atenção dele nas janelas do palácio. O príncipe anuncia que já fez sua escolha, e só então percebe que ainda não era meia-noite e aquela não poderia ser Odete, mas era tarde demais, já havia dado sua palavra. Desesperado, Siegfried corre para o Lago, onde encontra Odete junto às amigas. Os amantes se jogam no lago, e nesse momento, a magia é quebrada e o reino de Rothbart desmorona, matando-o.

Resumindo em atos:
Ato I

Ato II
O lago do bosque e as suas margens pertencem ao reino do mago Rothbart, que domina a princesa Odette e todo o seu séquito sob a forma de uma ave de rapina. Rothbart transformou Odette e as suas donzelas em cisnes, e só à noite lhes permite recuperarem a aparência humana. A princesa só poderá ser libertada por um homem que ame apenas a ela. Siegfried, louco de paixão pela princesa das cisnes, jura que será ele a quebrar o feitiço do mago.
Ato III

Ato IV

-
Tentei resumir a matéria pra não deixar maior ainda..mais tudo o que tem ai é o essencial! Assisti aqui em casa ao dvd que tenho e não pude deixar de perceber que é um ballet grande, dramático, triste, mais ao mesmo tempo mesmo por não ser alegre como don quixote, o drama da historia prende você a assistir, e não, não cansa. Tem uns ballets que são cansativos, mais isso vai de opinião pra opinião e gosto pessoal. É difícil e entendo por que é dificil montar este ballet, basta assisti um pouquinho, ele vai muito alem da técnica, dançar sorrindo em uma historia feliz é muito mais fácil do que em historias assim, além disso há muitas piruetas,atittudes (atití), arabesques, developês, é um show de técnica viu..tem que ter muita segurança pra montar este ballet, pra sair limpo e bonito.
Separei alguns vídeos das partes que mais gosto, deem uma olhada para sentir o que é este ballet e do que estou falando:
1 - Pas de quatre - ( Vídeo das quatro bailarinas) - Esse que eu disse no começo da matéria.. que sincronia! Nunca esqueci esse repertório..acho fantástico, adoro vê-las dançar! Imagine eu criança..ficava de boca aberta vendo elas fazendo igualzinho.
2 - Parte da Coda - Lembranças também da minha infância no ballet.. me perguntava como elas conseguiam passar tanto tempo dando esse pulinhos em arabesque, tadinha, isso não é nada em relação aos fouetés que peno hoje!!rsrs.A sincronia do final é perfeita também..
3 - Pas de deux - Svetlana Zakharova como cisne negro, uma das minhas partes preferidas também..
4 - Agora esse vídeo, na primeira vez que eu vi.. pensei: ''não é possível''..mais se tá no vídeo é porque é possível sim.. Q Q ISSO viu?? Só podiam ser os chineses mesmo..e não, não faz meu tipo nenhum pouco, mais é de impressionar!
Bom pessoal, chega por hoje.. no final das contas acho que a matéria ficou um pouco grandinha, muita coisa legal pra falar por aqui.. o próximo ballet da matéria seguinte ainda estou pensando, mais com essa enorme de hoje.. acho que vocês vão ficar um tempinho absorvendo a de hoje. Tenham todos um bom final de semana,
beijosss..
Talita
adorei! li tudo e nao achei grande amg!!
ResponderExcluirmeu Deus do ceu talita pq eu nunca consigo achar video assim? eu to bege com o pa de deux chines! seu blog ta otimo continue postando mts interesses pra gente!