26/08/2012

Top 5 Pas de Deux

Aqui estava eu em uma manhã de domingo arrumando meu quarto, tirando aquele pózinho que fica no guarda-roupa quando comecei a ver e ouvir uns repertórios de pas de deux, quando me surgiu a ideia de fazer um post comentando e e expondo a vocês meu 5 ballets pas de deux  preferidos. Claro que existem muitos bonitos alias eu nunca vi nenhum feio! São esses que eu vejo e repito algumas vezes por dia.. 

Number 1: Pas de Deux - Lago do Cisne - Cisne Negro
MEEU SONHO!! Lindo, perfeito e vibrante!! Sem mais..sou apaixonada por esse.. um dia irei dançar se Deus quiser!! É um repertório forte, e a bailarina tem que fazer umas expressões do sorrir e seduzir.. perfeito, perfeito e na minha opinião é ápice da bailarina!! Vejam esta versão com os bailarinos Mayara Magri e Diego Costa: 
 Number 2: Pas de Deux Quebra nozes - Principe e Fada açucarada
Outro sonho!! É meigo, delicado, apaixonante, e o repertório musical é de doer o coração..
Number 3: Pas de Deux Don quixote 
Esse é um sonho realizado! Quer dizer ainda vai ser realizar daqui uns dias.. mas bem dizer já é realizado pois este ano estarei apresentando com o Ballet Dom Bosco, com ballet de repertório Don Quixote.. Amei..e amoo!! Desde que me deram este papel parece que a trilha sonora na minha vida é a música do pas de deux, vivendo cada dia o personagem..rsrs

Number 4: Pas de deux - Diana e Acteon
Música encantadora, estilo meio medieval, coreografia de Vaganova.. bom..lindo demais,só vendo:

Number 5: Pas de deux - Águas primaveris



Sonho realizado também..ano passado! A música dá uma liberdade.. 



Difícil escolher, mas estes foram os meus preferidos..e o de vocês??
Depois eu faço um post sobre variações preferidas também..

Beijos, e fiquem com Deus!

24/08/2012

Sobre o IV Pas de Cuba

Olá leitores, quanto tempo! Sempre prometo de atualizar sempre o blog mas sempre acabo em outras ocupações, ontem entrei pra ver como estava  e levei um susto, mil e poucas visualizações..e olha quem nem estou atualizando! Ha uns meses atrás quando entrei tava paaraado..não passava de seiscentos..mais então queridos, hoje vim contar para vocês sobre um curso de férias que fiz no mês de julho, de vez em quando alguém sempre me pergunta como é, como foi, se é bom, entre outras coisas.O nome do curso é PAS DE CUBA é realizado em São Paulo, na cidade de Valinhos, interior. E tem como estrelas do curso os mestres do Ballet Nacional de Cuba, que trazem até nós a metodologia cubana de ballet. 


"Pas de Cuba (leia Pá de Cuba) surgiu em 2009 no Brasil. Pela primeira vez, um curso intensivo, com mestres do famoso Ballet Nacional de Cuba, numa iniciativa inédita da Perfil Produções." Site Pas de Cuba

Debatendo alguns pontos..
Então, como tudo começou.. eu estava navegando pela internet procurando informações e pesquisando sobre meu TCC (trabalho de conclusão de curso) que estava pensando em fazer sobre " Metodologias de ensino no Ballet Clássico" que como sabemos que existem várias pelo mundo, quando então comecei a pesquisar sobre o método cubano, foi então que achei o site do Pas de Cuba e eu fiquei olhando e pensando "será gente?", achei interessante e resolvi pedir mais informações e perguntei da minha prof de Ballet que já foi a Cuba se aqueles mestres realmente eram os mesmos que ela viu em Cuba, e ela disse que dois deles sim, mas tudo bem..gostei da ideia, foi então que pensei em deixar de ir a Joinville para ir para o Pas de Cuba, e não me arrependo! Uma moça da minha acadêmia ficou sabendo que eu estava querendo ir para lá, gostou da ideia também e foi comigo, e ficamos bests! É um amor de pessoa!

Voltando ao assunto.. comprei a passagem, e fomos eu e ela. Este curso funcionou em um Centro Cultural da cidade de Valinhos, onde tem música, arte, dança e de graça para a população, que tudo né? E é tudo muito organizado, o local com salas, equipamentos, achei fantástico. Porém o curso usou umas 4 salas deste Centro pela manhã e tarde. Fiz minha inscrição para fazer o curso pelo turno da manhã e reservamos nosso lugar no alojamento. O alojamento é em uma das salas de ballet do Centro, onde foi separado quarto de meninas e meninos. As pessoas foram muito legais, muitos adolescentes.. me senti quase uma vovó no meio daquela baderna que adolescentes fazem..mas todos foram uns amores, sinceramente não esperava pessoas assim tão receptivas.. e o maior sucesso de todos foi por nós virmos de Rondônia, as pessoas pareciam se chocar quando falávamos..ganhamos apelidos e todos nos conheciam : "as rondônias" rsrsrs..e não sofremos nenhum preconceito! Falavam também "Parabéns pela força de vontade de vir de Rondônia até aqui.." [tipo índias saindo da tribo] hahahaha..mas, tudo numa boa, nada a reclamar..

Sobre o curso: ÓTIMO. Não me arrependo nenhum minuto por ter trocado esse ano Joinville por lá. Primeiro porque em Joinville é um festival, que tem o curso de ballet e tudo mais, porém é um festival que visa mais a competição e claro o comercio, feira da sapatilha, o mercado. Mas claro que é ótimo, quero ir sempre que puder, e recomendo..acho que todos que trabalham com dança ou é bailarino DEVE ir a esse festival. Já o Pas de Cuba, é aula e aula e mais aula..puro conhecimento. 

Aula de condicionamento
A rotina era assim, acordar (quando eu conseguia pois passei um pouco mal mas depois eu conto), se arrumar, tomar café, e ir pra aula. Toda primeira aula é de CLÁSSICO, que é meia ponta..uma aula normal, barra, centro, diagonal, saltos. Cada dia era um professor diferente, cada professor com suas características, tinha uns que gostavam muito de adagio outros de salto, mas a pirueta estava presentes em todos. E a primeira aula é de uma hora e meia, tinha dia que eu pedia "arrego" , não era difícil..nada fora da minha realidade, do que eu já fiz..mas por lá ser meio frio, o corpo parece que não aquecer, e minha respiração por eu estar em crise estava muito ruim.  Mas as aulas de meia sempre visando o aquecimento dos pés, muito meia-ponta-meia-ponta, gran battend , passé, ronde jan, e não, não tinha alongamento antes da aula, só como eu disse alongamento com os pés de frente para a barra mesmo, depois já ia pro pliê e assim por diante. Tinha uma aula específica de alongamento (Condicionamento físico).

Depois da aula de Clássico tinha dez minuto de intervalo mais ou menos ai era aula de ponta , ai já era outro professor que dava esta aula. Na aula de ponta nada impossível de fazer também..muito passe na barra, balance, atitude, pirueta segurando na barra, depois ia pro centro. Muito interessante, e os profs param muito pra te explicar algo, as vezes eu entendia o espanhol deles, mais tinha uns que eu pedia pra alguém traduzir..rs..falam muito: " compreende que yo digo?" e eu balançava a cabeça que sim..mas na verdade..rsrsrs..falavam muuuuuuito "poco a poco ok?" acho uma graça..

E a terceira aula variava de dia, tinha dia que era repertório, pas de deux  ou condicionamento. A aula de repertório era assim: o prof escolhia uma variação.. no nivel que eu fiquei que foi o intermediário colocavam sempre pássaro azul, coppélia, cupido, esmeralda, fada vermelha, quem sabia de có fazia primeiro depois separavam em grupos depois em duplas e faziam sozinhas. Ufa! Penei na coppélia e na fada..mas depois me ajeitei!rsrs.. até as crianças faziam o cupido..lindinhas.

Lembrando pessoal que não tinha ninguém FERA do tipo Mayara Magri, no começo eu pensei até que passaria vergonha, mas que nada! Claro, que tinha algumas meninas muito boas com um potêncial gigantesco, umas que tiravam 4 piruetas na ponta ..mais nada de outro mundo! Sem desmerecendo ninguém claro, só querendo dizer que não precisa se preocupar caso queira ir, é um curso que vários níveis de ballet pode fazer.

A aula de pas de deux era muuuito legal, aprendi muita coisa! "Não se jogue, faça apenas uma pirueta e limpa pois só assim seu parceiro pode lhe ajudar" Não, ele não disse isso pra mim..só ouvi ele dizendo.  Questão de peso, onde o peso da perna deve estar, cabeça, braços pesados, eixo da pirueta, tudo demais!! Sempre dançava com o meu partner.. um amigo muito legal que conhci por lá, me ajudou muito, muito paciênte e ele disse que eu sou pirueteira!! ó coitado!! mais não sei por que lá eu conseguia girar muuuuito. Por que isso não acontece por aqui né? hahaha

Mestre Felix Rodriguez
E a aula de condicionamento, era sempre a ultima da sexta-feira.. muito legal também, não era muito pesada..pois ouvi dizer que a aula dela é mais pesada na escola dela, quem dava essa aula era uma brasileira. Foi ótimo também.. tive que fazer uns 30 abdominais mas tudo bem.. rsrs

Só sei dizer que tudo e todos os profs me inspiraram muito!! Aprendi muito, tudo tá guardado na minha mente e nos meus papeis de anotação! Adotei muitas coisas as minhas aulas e sinto que realmente ouve uma melhora.

A técnica cubana visa muito os exercícios de acordo com o corpo latino, mulheres latinas, trabalha muita força e muita sustentação, tudo tinha balance praticamente e muito muito salto! 
Tenho tantas coisas a dizer mas isso diz bem como foi o Pas de Cuba!!

Ah, esqueci de dizer que também tem aula de teatro uma vez por semana, bem legal também..mas achei que poderia ter sido mais visado a dança!


Vou ficando por aqui pois já estou atrasada pra ir trabalhar!!
Beijos, e bom final de semana!!


Talita Brasil


Site do Pas de Cuba: www.pasdecuba.com.br